A gente sempre fala que a agilidade, qualidade e expertise em planejamento aqui na Spaço são os nossos maiores pontos fortes.
E são mesmo, nossos clientes estão aí e não nos deixam mentir.
Porém, melhor do que simplesmente dizer isso, é mostrar com dados concretos. Por isso, hoje trouxe para vocês um super case de agilidade da Agência Spaço que vai deixar vocês assim:

Casa do Construtor – a demanda

A Casa do Construtor é uma rede de franquias com mais de 400 unidades espalhadas por todo o território brasileiro e já coleciona 29 anos de jornada.
O modelo de negócio deles é baseado em alugar materiais e ferramentas para diversas empreitadas, como reforma, construção civil, jardinagem, limpeza pesada e muito mais.
Para conferir todo o acervo de produtos e serviços da Casa do Construtor, clique aqui.
A equipe de marketing da Casa chegou na Spaço com alguns problemas que poderíamos ajudar a solucionar.
Eles precisavam de um calendário editorial trimestral para redes sociais e comunicação interna para os franqueados, além de outras demandas, como a construção da persona do franqueado e uma campanha que mostrasse todo o leque de produtos e serviços.
Essa campanha era necessária e tinha caráter de urgência, uma vez que a Casa do Construtor atende 4 tipos diferentes de perfil de consumidor e nem todos estavam por dentro de todo o catálogo de produtos e serviços do negócio.

Portanto, o projeto consistia em:

    • Criação de um calendário editorial de 3 meses;
    • Construção da persona do franqueado;
    • Criação de uma campanha publicitária completa.

O contrato foi assinado em meados de novembro de 2021 e tínhamos cerca de 30 dias para entregar os materiais.

O planejamento

O primeiro passo que a equipe da Spaço deu foi entender muito bem o cliente, suas necessidades e seu público-alvo.
O maior desafio era como a liderança poderia usar os talentos dos membros da equipe para sanar as necessidades da Casa do Construtor da maneira mais rápida possível, sem perder a qualidade do trabalho.
E a solução que encontramos foi: juntos somos mais fortes!
Todos os passos que demos foram muito conscientes.
A equipe fez uma força-tarefa para ajudar uns aos outros e entregar o melhor trabalho possível.

E deu muito certo. Veja só algumas das diretrizes que fizeram desse case um grande sucesso, principalmente no que diz respeito à agilidade:

    • Reuniões internas rápidas, diretas e objetivas ao longo de todo o processo para acompanhar o desenvolvimento;
    • Follow-up constante junto ao cliente, com solução de dúvidas e aquisição de informações relevantes;
    • Trabalho em equipe em todas as fases do planejamento;
    • Divisão de tarefas e contribuição entre departamentos – por exemplo, a equipe de redação publicitária contribuiu com a equipe de redes sociais na criação do conteúdo;
    • Extrema organização e planejamento dos responsáveis pela gestão do projeto com prazos muito bem definidos;
    • Repriorização das demandas diárias.

A execução

Primeiro, criamos o key visual da campanha, uma vez que ela também seria usada na produção de conteúdo para as redes sociais.
O resultado final foi a campanha Aqui Tem, que explorava todas as vertentes de produtos do negócio. Veja a seguir como ela ficou.

A ideia foi divulgar os produtos, focar no objetivo principal, que era fazer com que os clientes em potencial da Casa do Construtor soubessem de todo o acervo de ferramentas e materiais disponíveis para a locação.
Por isso a campanha ficou simples e direta, sem rodeios.
Ao longo da campanha, exploramos as vantagens de alugar equipamentos dessa natureza, batendo forte no quesito financeiro: é muito mais barato alugar uma ferramenta que você vai usar uma vez na vida do que gastar um dinheirão para comprá-la.
Para o calendário trimestral, reunimos forças de todos os departamentos para ter as ideias e produzir os conteúdos, afinal de contas o volume era grande: 90 dias de conteúdo a entregar de uma vez só.

Veja a seguir algumas postagens.

No caso da persona do franqueado, o processo foi um pouco diferente. Criamos um formulário de perguntas e disparamos para todos os franqueados.
Em seguida, agendamos entrevistas com alguns deles para que pudéssemos entender por que eles optaram pela Casa, qual foi o processo de decisão e conhecê-los melhor mesmo.
No final do projeto, já tínhamos informações valiosas sobre o perfil de franqueado, e assim o marketing da empresa pôde desenvolver ações específicas e atrair pessoas parecidas, aumentando as possibilidades de novas franquias surgirem.
E, sem querer, acabamos recebendo uma série de feedbacks interessantes sobre as ações da equipe de marketing da Casa, que não tinha ciência e pôde reconfigurar algumas das estratégias internas.

O resultado

No final das contas, o case foi de muito sucesso. Entregamos todos os materiais nos prazos previstos – alguns até antes, e o cliente foi só elogios para a equipe e para a qualidade do serviço.
Saímos do job com aquela sensação de dever cumprido, como um time que vence o campeonato sabendo que deu tudo de si.
E é assim que a gente trabalha em todos os projetos que vêm pra Spaço. Com muita dedicação, atenção aos prazos e à qualidade do material entregue.

Venha para a Spaço você também!

Então fica o convite para você que leu tudo até aqui e gostou de saber mais sobre os processos internos da Spaço a nos conhecer melhor, quem sabe não dá match?!
Se você precisa de serviços como a Casa do Construtor ou mesmo que sejam necessidades diferentes, não hesite em marcar um café com a nossa equipe de novos negócios.
Estamos prontinhos para te atender.
Um abração e até a próxima, neste mesmo bat-horário, neste mesmo bat-canal.

Carol Balduci

Redatora na Spaço