O dia das crianças vem aí e dessa vez as expectativas do varejo são altas. Ao longo do conteúdo você terá acesso às principais estatísticas de uma das maiores datas comerciais do ano.

Além de insights bem bacanas, que tivemos aqui na agência sobre como fazer para vender mais e fazer essa época ainda mais divertida para os pequenos.

Partindo do princípio que as crianças têm um grande poder no comportamento de compra dos pais e da família no geral, é possível perceber porque o dia das crianças é importante para qualquer varejista.

Basta se imaginar dentro de um supermercado: sempre tem uma família com crianças pequenas e essas crianças estão constantemente pedindo para comprar alguma coisa que, teoricamente, não precisam.

Revistinhas, doces, brinquedos, roupas, enfim, o céu é o limite. Acontece que, para os pequenos, fazer qualquer coisa que não seja divertida é um martírio.

Portanto, elas vão procurar alguma atividade que proporcione distração, aprendizado ou até mesmo vão tentar ajudar os adultos nas suas tarefas.

Simultaneamente ao excesso de energia das crianças está presente o cansaço dos pais, que só querem comprar o que precisam e desejam que os baixinhos se comportem.

O tato do varejista está em descobrir maneiras de suprir tanto as necessidades dos adultos quanto das crianças.

O próximo dia 12 de outubro é uma ótima oportunidade para isso.

Expectativas do varejo para o dia das crianças

Em 2020 as vendas no e-commerce para a data cresceram 28% em relação a 2019, completando 3,1 bilhões de reais em faturamento.

O número de pedidos no e-commerce também impressiona: 6,58 milhões entre 27 de setembro e 11 de outubro, com um ticket médio de 472 reais.

Regiões do Brasil com mais pedidos em e-commerce durante o dia das crianças Região Sudeste – 3,73 milhões Região Sul – 1,29 milhão Região Nordeste – 1,03 milhão Dispositivos mobile representaram 52% dos pedidos e 50% do faturamento total Fonte: E-bit/Nielsen

As conclusões iniciais que podemos tirar desses dados são: o dia das crianças ainda é uma data extremamente importante para o varejo; ter um e-commerce significa estar presente no meio digital e, portanto, ser visto pelo consumidor; por último, mas não menos importante, é fundamental que a sua loja virtual seja responsiva.

Além disso, também vale a pena passarmos pelos interesses dos consumidores nessa época do ano. Veja o infográfico a seguir.

Quem recebe os presentes de dia das crianças 48% compram para os sobrinhos 42% compram para os filhos 7% compram para si mesmos Categorias de produtos mais procuradas Brinquedos: 58% Roupas: 35% Bonecas/Bonecos: 30% Jogos de videogame: 23% Jogos de tabuleiro: 22% Calçados: 20% Carrinhos de brinquedo: 18% Bicicleta, skate e patins: 18% Itens literários: 17% Smartphones: 16% Tablet/Computador/Notebook: 11% Fonte: Social Miner / Opinion Box

O Social Miner ainda levantou que durante o período a maior parte dos compradores costuma priorizar em média entre uma a duas crianças, com grau de parentesco mais próximo, para presentear.

Mas ainda existe uma parcela de consumidores que abrem o leque e compram presentes para cinco crianças ou mais.
O tempo de decisão também é um fator importante: as pessoas escolhem o que vão comprar entre 15 a 30 dias antes da data, usando o mês de setembro para pesquisar e encontrar a melhor opção.

Os setores que podem se beneficiar com o dia das crianças em 2021, além dos varejistas de brinquedos, são as empresas de moda e acessórios, editoras e desenvolvedoras de games, lojas de artigos para esportes, entre outras.

Na hora de aumentar as vendas, vale uma boa estratégia com objetivos claros.

Já no offline, a expectativa do varejo na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é de aumento em 3,4% nas vendas, superando o melhor desempenho até agora, que foi em 2013.

A estimativa é o período deve movimentar cerca de 7,4 bilhões de reais.

Setores que deverão ter melhor desempenho em 2021 durante o dia das crianças: Vestuário e calçados 10,2% de crescimento Brinquedos e eletroeletrônicos 5,7% de crescimento Fonte: CNC

Dicas para alavancar as vendas durante o dia das crianças

Agora que já falamos sobre os dados dos anos passados e das expectativas do varejo em 2021, veja uma listinha que preparamos com ideias para turbinar as suas vendas, tenha você um e-commerce ou uma loja física.

Para quem tem e-commerce

  • Crie banners personalizados, com ações específicas para o dia das crianças. Uma cara nova para o site, uma ação de desconto ou frete grátis pode fazer diferença entre o cliente comprar com você ou na concorrência.
  • Otimize o seu site para os buscadores, principalmente o Google. Dessa forma, ao pesquisar sobre o item que você vende, o cliente vai te achar mais rápido e mais fácil, além de aparecer primeiro nas pesquisas.
  • Marque presença nas redes sociais. Alguns clientes pesquisam sobre a sua loja não só no google, mas também nas redes sociais. Aqui o uso das hashtags certas pode contribuir para o aumento das suas vendas.
  • Ofereça opções variadas de pagamento. A cada dia um novo método de pagamento, mais fácil que o anterior, surge no mundo. Isso tem tudo a ver com quem vende pela internet. Ter mais opções de pagamento também pode fazer diferença na decisão de compra do cliente.
  • Anuncie onde as crianças estão: quando elas pegam o smartphone na mão, em quais aplicativos mexem? O que consomem? Qual conteúdo assistem? Faça a lição de casa e pesquise sobre os hábitos de consumo das crianças.

Para quem tem loja física

  • Criança gosta de uma boa baguncinha. Aposte em atrações e na decoração no seu PDV. Um personagem que está em alta, um artista para fazer pintura facial, mágicos, palhaços, bailarinas… tudo isso chama muito a atenção e pode converter em mais vendas.
  • Promoções e brindes também fazem sucesso. Se combinar essa dica com a anterior, não tem para ninguém. Seja criativo na hora de planejar a promoção ou o brinde, afinal de contas todo mundo faz a mesma coisa; você precisa se destacar da multidão.
  • Divulgue a ação com antecedência. As pessoas não vão comparecer se você não as avisar antes.
  • E a dica de facilitar o pagamento também vale para as lojas físicas. Quanto mais variedade, melhor.

É isso pessoal. Estamos torcendo para que você, empreendedor ou profissional de marketing, se dê muito bem nesse dia das crianças. Até a próxima!

Carol Balduci

Redatora na Rezz