Não podemos negar a importância do Dia dos Pais no varejo, principalmente para os segmentos de moda, cosméticos e alimentação. De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Behup, para 8 em cada 10 pessoas o Dia dos Pais sempre vai ser uma data importante, com ou sem uma pandemia acontecendo.

Nessa mesma pesquisa, as pessoas consultadas informaram que consideram o Dia dos Pais a segunda data comemorativa mais importante do ano, perdendo apenas para o Dia das Mães.

Fica claro então, através desses dados, que o varejo pode aproveitar a data para aumentar suas vendas. Se quiser saber como fazer isso, fique com a gente até o final do texto!

Origem do Dia dos Pais

O primeiro Dia dos Pais que se tem registro no Brasil foi comemorado no dia 14 de agosto de 1953, dia em que o publicitário Sylvio Bhering criou um concurso para homenagear 3 pais: o mais velho, o mais novo e o que tivesse mais filhos. Somos, inclusive, um dos únicos países que comemoram o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto; no restante do mundo, a data é comemorada no segundo domingo de junho.

Dia dos Pais e a Pandemia

Podemos ter a impressão de que as pessoas gastariam menos com datas comemorativas por causa da pandemia e da crise econômica que o Brasil enfrenta, mas o que aconteceu foi o oposto: o comércio online cresceu muito.
Em 2019 a Serasa Experian registrou um faturamento de 2,37 bilhões só com vendas em e-commerce durante a época de Dia dos Pais, e em 2020 esse número subiu para 3,34 bilhões.

Isso significa que, apesar das restrições de acesso a lojas físicas, os consumidores não pararam de comprar, só pararam de sair de casa para comprar. Quem já tinha loja online nessa época, se deu bem. E para esse ano, a tendência segue, uma vez que 61% dos consultados disseram que pretendem sim comemorar o Dia dos Pais em 2021.

Como os Consumidores vão Comemorar o Dia dos Pais em 2021?

Desses 61% que responderam a pesquisa dizendo que vão comemorar a data esse ano, 32% é o número de pessoas que pretende preparar uma refeição especial. O bom e velho churrasquinho de domingo nunca sai de moda.

Além disso, outras atividades caseiras também estão no radar dos consumidores, como fazer uma visita e conversar à distância, ligar ou fazer uma videochamada, pedir delivery ou assistir um programa na televisão; todas essas foram citadas durante a pesquisa. No que diz respeito a presentes, as categorias mais procuradas são:

– Roupas;
– Perfumes;
– Calçados;
– Almoço ou jantar;
– Produtos de cuidados pessoais;
– Acessórios;
– Eletrônicos;
– Bebidas;
– Chocolates e outros doces.

Outras Tendências do Varejo em 2021

Numa pesquisa feita pela Adyen com 2.000 brasileiros, outros dados interessantes foram descobertos sobre o comportamento dos consumidores. Veja só:

– 90% dos consumidores dizem que não pretendem comprar de marcas que tenham uma experiência ruim de compra, tanto online quanto offline;
– 68% deles preferem lojas com um visual mais clean e bem decorado, que fuja do padrão corredor e setor;
– As maiores exigências dos consumidores para o pós-pandemia são pagamentos sem complicações, navegação intuitiva em aplicativos e sites mobile, ótima experiência de compra e segurança.

Dicas para vender mais nesse Dia dos Pais

Agora que você tem mais informações sobre as tendências do varejo, principalmente para o Dia dos Pais, que se aproxima, já pode colocar algumas ações em prática para aumentar o ticket médio, vender mais e aumentar o seu faturamento com a data.

Venda o que as pessoas estão buscando

No item “Como os Consumidores vão Comemorar o Dia dos Pais em 2021?” falamos sobre alguns dos presentes mais procurados pelas pessoas para presentear os pais. Existe a possibilidade de aproveitar essa onda, fazer uma ação promocional e chamar a atenção dos seus clientes para a sua loja?

Se o seu nicho se aproxima de uma dessas categorias, fica mais fácil. Se não, sempre existe a possibilidade de criar parcerias com outras empresas. O importante é começar a pensar já e colocar seus planos em prática o quanto antes. Aposte em preços competitivos, entrega rápida, promoção de frete, tudo que for atrativo para o público alvo.

Aposte em um bom marketplace

Grandes varejistas já abriram as portas para lojas parceiras embarcarem nos inúmeros acessos e visualizações de seus portais. Marcas como Casas Bahia, Magazine Luiza e Americanas, por exemplo, têm muitos parceiros que concretizam suas vendas através das suas plataformas.

Os consumidores já confiam nessas marcas, e o alcance delas é muito grande. Use esse alcance a seu favor e aproveite para vender mais.

Gere expectativas e encontre o seu diferencial

Pense em um gigante como o Mercado Livre. O diferencial da marca é fazer entregas rápidas. Os clientes compram em um dia e o produto chega em casa no outro! E eles já estão testando entregas no mesmo dia. É revolucionário. Para o consumidor final, pode ser simples, mas para o Mercado Livre, demanda muita logística, muita estratégia e muito foco. Agora pense na sua loja. Qual é o grande diferencial dela? O que a sua marca faz que outras não fazem?

Personalização

Algumas marcas aproveitam a sazonalidade para oferecer produtos personalizados, com o nome dos pais, ou o time para qual torcem, uma data importante, enfim. O que vale é o atrativo para que os clientes se encantem e comprem com você.

Feliz Dia dos Pais!

Seja você uma pessoa que trabalha com varejo ou não, nós aqui da Spaço desejamos que a data seja repleta de muito amor, união e carinho. Feliz Dia dos Pais!

Carol Balduci

Redatora na Spaço