Descubra quais são as expectativas do varejo brasileiro para o Dia dos Namorados de 2022 neste conteúdo.

Comemorado no dia 12 de junho no Brasil, o Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes para o varejo.

Se você é responsável pelo marketing de uma loja física ou online, sabe que datas comemorativas provocam uma grande onda de consumo, no dia do amor romântico não seria diferente.

As pessoas querem demonstrar o que sentem umas às outras e esta pode ser uma ótima oportunidade de subir o número de vendas.

Origem do Dia dos Namorados no Varejo

Em terras tupiniquins, a data foi criada pelo publicitário João Dória em 1948. Depois do Dia das Mães, que acontece no segundo domingo de maio, as vendas costumavam cair, então Dória pensou que junho seria um ótimo mês para celebrar o amor.

Desde então, o varejo utiliza o 12 de junho como pretexto para criar campanhas de divulgação, lançar novos produtos, oferecer descontos e muitas outras estratégias para atrair clientes e vender mais.

Expectativas do Varejo para o Dia dos Namorados 2022

A pandemia alterou o curso de todas as áreas do varejo, mas parece que os consumidores estão começando a retomar seus hábitos de compra durante datas comemorativas. Veja a seguir alguns dados da pesquisa da MindMiners, encomendada pela Globo para o Dia dos Namorados de 2022.

  • 7 em cada 10 pessoas acreditam que os relacionamentos são mais importantes desde o início da pandemia;
  • 77% das pessoas que vão celebrar a data acreditam que é um bom momento para fortalecer o relacionamento;
  • As lojas físicas cresceram 13,7% em vendas em 2021 com relação ao mesmo período de 2020;
  • Já o varejo online cresceu menos no ano passado: 3,2%;
  • Em 2021, o ticket médio das compras no e-commerce foi de R$ 464, um aumento de 15,3% em relação a 2020;
  • 7 em cada 10 pessoas acreditam que presentear a pessoa amada é uma forma de demonstrar carinho e afeto.

Uma das boas práticas que indicamos para este período mais atribulado é dar uma atenção especial ao SAC, porque imprevistos podem acontecer e os clientes devem ser aguerridos de informação, bom atendimento e resolução rápida de problemas.

Também é interessante oferecer alguma condição única e atrativa para que, além da data, haja ainda mais um empurrãozinho rumo ao checkout. Kits de produtos, frete gratuito, agilidade na entrega; um toque especial que apenas a sua loja ofereça. Isso é importante e faz diferença no resultado das vendas.

Ainda de acordo com a pesquisa da MindMiners, os clientes vão preferir os canais digitais para comprar presentes, principalmente os marketplaces, com 31% de preferência. Apenas 17% dos entrevistados pretende adquirir produtos em uma loja online que só tenha uma marca.

Quais setores devem se destacar esse ano?

Entre as categorias que devem se destacar, estão perfumes, vestuário, doces e chocolates, além de eletrônicos, bebidas alcoólicas, viagens e outros passeios. Veja a seguir mais algumas informações bacanas da pesquisa:

  • 32% dos entrevistados pretendem ir a um restaurante. Desses, 6% vão um dia antes, 76% vão no dia 12 e 8% um dia depois;
  • 31% dizem que vão preparar uma refeição e comemorar em casa;
  • 29% das mulheres preferem presentear com roupas;
  • Homens preferem agradar com flores (23%) ou chocolates (29%);
  • 31% das bebidas mais consumidas nos últimos meses são vinhos;
  • 37% dos que citaram o Dia dos Namorados entre as cinco datas comemorativas com maior gasto no ano, pretendem viajar de avião;
  • Dos que pretendem presentear com eletrônicos, 39% vão optar por jogos, 33% preferem smartwatches e 28% vão pelo caminho da Smart TV.

Uma dica de ouro: na hora de criar a sua estratégia de marketing e vendas, lembre-se de manter o foco não na pessoa que vai receber o presente, mas sim na pessoa que vai comprá-lo.

Se você comercializa jogos eletrônicos, por exemplo, e seu público-alvo são homens heterossexuais entre 21 e 35 anos por exemplo, nesse período em específico deve focar suas estratégias em suas companheiras, as mulheres.

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Carol Balduci

Redatora na Rezz