Por que anunciar em outdoor em plena era da internet? Será que o tempo da mídia offline acabou? É o que veremos no conteúdo de hoje. Bora?

Você consegue bater o olho em um outdoor e não ler o que está escrito? Quando eu era criança e estava aprendendo a ler, conseguir entender as palavras naquelas enormes placas era um desafio pessoal. Depois que a gente aprende de vez a ler, fica impossível bater o olho em um amontoado de letras e não ler o que está escrito.

E se você, assim como eu, gosta de apreciar as viagens de carro, ônibus ou moto olhando para a paisagem, muito provavelmente vai topar com uma série de outdoors por aí. E é bem provável que leia todos eles.

Com a chegada dos anúncios na internet, a mídia offline acabou ficando um pouco para escanteio, uma vez que demanda investimentos maiores e gera dados indiretos de impacto sobre as vendas de um negócio.

Porém, ela não deve ser descartada, já que como tudo no meio do marketing e da comunicação, depende de vários fatores importantes. Veja abaixo quais são os maiores benefícios de utilizar a mídia offline.

Alcance direcionado e ilimitado

Não importa quantas vezes uma pessoa passar na frente de um outdoor, ela sempre vai vê-lo. Isso significa que o alcance é ilimitado; se numa avenida de grande movimentação diária passam 5 mil pessoas por hora, só no horário comercial já são 50 mil visualizações.

Além disso, outro benefício do outdoor é o seu direcionamento, afinal ele fica ali, paradinho no mesmo lugar, então abrange as pessoas da região que estão indo a um determinado lugar. Um exemplo comum e bons posicionamentos são os outdoors nas rodovias, que avisam o tempo que falta para chegar em um estabelecimento comercial. Postos de gasolina e grandes restaurantes costumam usar essa estratégia – que facilita muito a vida do cliente.

Full time

A mensagem nunca para de ser entregue, uma vez que, em qualquer momento do dia, a informação estará disponível. Não há interrupções na entrega. A mídia out of home, aquela que está nas ruas, nas praças e avenidas, não precisa ser ligada, comprada, folheada ou acessada. Basta passar perto dela para o impacto acontecer.

Ouvindo a voz da experiência: Luciana Cezarini

A Luciana é a responsável pelas mídias aqui na Spaço, e de acordo com ela a mídia offline ainda tem muito valor e agrega demais à percepção de uma marca. Ela diz: “O Outdoor tem grande importância em uma campanha, pois conseguimos segmentar o público de acordo com a região e levamos vários dados em consideração, como a concentração do público de determinada região, o poder econômico, se é um lugar mais residencial e/ou comercial etc”.

Além disso, o outdoor também é um grande aliado na segmentação da campanha: “Podemos anunciar no caminho de grandes centros de compras, como supermercados e shoppings, além de estabelecimentos de lazer, como cinemas, restaurantes, clubes, casas noturnas, bares e parques. Ou seja, é um grande aliado na segmentação local de uma campanha”, comenta a nossa colega.

E ainda arremata: “É muito visual, ajuda a fixar a imagem de uma campanha e associar a outras peças publicitárias. Por isso é muito importante criar um mix de mídia, que ajuda a impactar o público final em sua jornada diária”.

Dados importantes sobre os impactos do outdoor

De acordo com uma pesquisa da Kantar Ibope Media, os outdoors têm 65% de penetração entre os consumidores. Isso significa que aproximadamente 7 em cada 10 brasileiros são impactados por esse tipo de propaganda durante 30 dias.

Só podemos chegar a uma conclusão: o outdoor ainda funciona, e funciona muito bem. Da próxima vez que precisar sair de casa, repare nas marcas que usam essa estratégia em seu marketing. Você vai perceber que a grande maioria das comunicações são de empresas grandes e renomadas em seus ramos de atuação.

Lembrando que mídia exterior ou out of home, como também é conhecida, não engloba apenas outdoor, mas também:
● Busdoor: adesivação ou plotagem de ônibus e outros modais como trens urbanos;
● Fachadas de prédios, casas e outras construções;
● Telas luminosas, que são os outdoors com LED;
● Mobiliário urbano, como pontos de ônibus, murais, bancos de praça, placas de rua, bancas etc.

A mídia offline não morreu! Se quiser saber mais sobre isso, clique aqui.

Bônus: campanhas com outdoors que deram muito certo

Agora, para te inspirar, veja essas campanhas extremamente criativas que deram muito certo usando outdoors.

1. “Use a eletricidade com sabedoria”, outdoor com apenas uma lâmpada acesa.

 

2. Campanha da Petrobras para os Jogos Panamericanos de 2007.

 

3. O McDonalds, que fez um cálculo de posicionamento do sol para indicar o melhor produto para consumir de acordo com a hora do dia. Genial!

 

4. A Tramontina, para promover suas ferramentas, criou um molde e montou a casinha acima do outdoor, como se alguém tivesse destacado as peças.

 

5. Esse molho de pimenta, tão forte que “queimou” a lona do outdoor.

 

7. Essa divulgação da série Drácula, que de dia mostra estacas com sangue escorrendo e, à noite, forma o perfil do temido vampiro.

 

8. A Hot Wheels, que com uma simples brincadeira passou a sua mensagem

 

9. A Faber Castell, que criou uma campanha simples mas incrível, que contou com um recurso gratuito: a beleza do céu. O texto é “Olha, eu posso desenhar o céu”.

 

10. A Panasonic, para divulgar seu aparador de pelos, usou os fios de alta tensão da cidade.

Carol Balduci

Redatora na Spaço