Dia do Cliente, o que é:

O dia 15 de setembro foi instituído Dia do Cliente no Brasil em 2003, pelo especialista em marketing e Recursos Humanos João Carlos Rego.

Além de ter o objetivo principal de estreitar as relações entre marca e cliente, trata-se de uma janela de vendas importante para o varejo alcançar suas metas, tendo em vista que o período não conta com outras datas comerciais.

A cada ano, o Dia do Cliente se torna mais expressivo. De 2020 para 2021, o faturamento nos e-commerces cresceu em 46% no dia 15 de setembro, de acordo com um relatório publicado pela AlliN, utilizando a base de dados da NeoTrust (que é responsável por auditar as vendas do e-commerce nacionalmente em diversas categorias de produtos).

Para aproveitar a data e alavancar suas vendas, é preciso estar antenado e planejar com cautela e antecedência as ações para o seu negócio durante o período.

Vale lembrar que, de acordo com este mesmo levantamento, a semana que antecede a data também é crucial. Antes mesmo do dia 15 o faturamento já crescia em 22% em 2021 em relação a 2020 no mesmo período.

Por isso, a Rezz recomenda que o seu time de publicidade seja engajado e te prepare para promover as ações do seu negócio com antecedência.

Se o seu time de marketing é esperto como o nosso, imagino que suas ações estejam sendo disparadas neste momento. No conteúdo de hoje, trouxemos algumas dicas para complementar suas estratégias e fisgar de vez o cliente! Vamos às dicas…

 

Crie um clube de fidelidade:

Prometa amar seu cliente na alegria e tristeza e ele será fiel até que a morte os separe… Exagerei?

O fato é (já diria Philip Kotler): é de 5 a 7 vezes mais barato manter um cliente atual do que conquistar um novo.

Uma estratégia interessante é mapear seu perfil de clientes. Ao cadastrá-los em um clube de fidelidade, você pode acompanhar seus hábitos de consumo.

Dessa forma, é possível prever suas futuras compras para suprir antecipadamente suas necessidades.

Conhecendo seu cliente, você pode ofertar o que ele deseja antes da concorrência.

Em troca, você pode:

  • Oferecer descontos progressivos;
  • Fazer sorteios;
  • Oferecer promoções exclusivas;
  • Criar um sistema de pontos (por exemplo, a cada X reais em compras, o cliente ganha pontos e pode trocar por brindes, descontos ou mercadorias);

As possibilidades são muitas!

 

Lembre seu cliente que você existe

Para esta dica, é importante que você tenha os dados e informações dos seus clientes, como data de aniversário, hobbies e interesses. Você pode unir o útil ao agradável e aproveitar a dica do clube de fidelidade para coletar esses dados.

Com o contato do seu cliente em mãos, aperfeiçoe toda sua jornada de compra.

Que tal enviar um e-mail ou uma mensagem no WhatsApp agradecendo após uma compra e perguntando sobre sua experiência na loja ou e-commerce?

Mas lembre-se de não dar um tiro no pé! Utilize este momento para se conectar com o cliente, caso ele tenha vivenciado alguma dificuldade, se disponha a ouvir e sanar seu problema.

Datas de aniversário também são um bom momento para resgatar clientes que há um tempo não compram com você.

Envie uma mensagem parabenizando-o pelo dia. Outra possibilidade é oferecer condições especiais ou brindes na semana de aniversário.

 

Pense nos detalhes

Não deixe seu cliente esquecer de você, pensar nos detalhes é uma chave valiosa para trazer encantamento e retorno desse comprador.

Você tem uma loja física? Invista em uma experiência acolhedora. Você pode, por exemplo:

  • Selecionar um som ambiente coerente com o seu negócio; em um empório você pode optar por sons da natureza; para uma loja voltada ao público jovem, fique atento às trends e músicas em alta e assim por diante;
  • Definir um aromatizador de ambientes; a memória olfativa é tão ou mais poderosa que a visual, use isso para criar boas memórias associadas à sua marca.

Seu negócio é um e-commerce? É fundamental dar suporte para o seu cliente em todo processo de compra:

  • Tenha transparência e certifique o seu cliente de que seus métodos de pagamento são seguros;
  • Tenha um SAC acessível e humanizado;
  • Invista em entrega rápida;
  • Surpreenda seu cliente no unboxing; cartinhas e brindes podem te diferenciar da concorrência.

 

Dica Bônus

Não quer perder nenhuma janela de venda?

Vem para a Rezz! A gente pensa na estratégia que o seu negócio precisa: Alavancar suas vendas, fidelizar seus clientes, reposicionar sua marca… Esse processo pode ser muito mais simples e eficaz com um time especializado ao seu lado.

Fique de olho para mais dicas no Blog da Rezz, até a próxima!

Giovanna Bentivoglio

Redatora na Rezz